sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O Manezinho que Atravessou a Ponte


Essa semana que passou foi estranha, diferente das demais, como sempre, obviamente. Mas o que me faz postar algo sobre ela em especial é o fato de um conterraneo meu estar se despedindo da profissao e entrando em definitivo na lembrança de um povo que não respeita seus idolos,mas que vive esperando por eles.

O Guga, Gustavo Kuerten esta se aposentando. Após os ultimos anos de sofrimento e dores, o Guga decidiu parar, vencido por suas interminaveis dores no quadril, um problema fisico raro em tenistas, mas totalemnte possivel. Gastar pelo uso repetido e constante, isso me lembra uma outra coisamas não cabe aquiu, não agora...

Foi realmente emocionate vIe-lo chorar ao despedir-se das quadras la na Costa do Sauipe. Mais emocionante ainda foi sua declaraçao de amor e carinho por seu técnino, pai adotivo e melhor amigo, Larry Passos, que aos prantos agradeceu com um discreto aceno de mão...

Em Floripa Guga é Deus, ja era antes de se tornar famoso, e depois chegou a estratosfera, graças ao seu talento e principalmente, humildade, total e honesta humildade, tipica de um manezinho da ilha...

O conheci em Floripa, quando eu estava começando na minha profissão. Guga ja havia ganhado um Rolland Garros, ja era o numero um do mundo e ainda era essa mesma figura humilde, simpatica e boa praça que o Brasil aprendeu a amar. Fiz um trabalho pela produtora onde eu estagiava na época para a ONG da familia Kuerten,onde ele era o garoto propaganda.Trocamos muitas idéias naquele dia. Uma figura, normal e simples...e muito, muito brincalhão.

Anos depois quando eu ja morava em São Paulo, estava em Maresias me dirigindo pra uma baladinha, quando o vejo sentado num banquinho, ao lado de um carrinho de cachorro quente comendo. Ao seu lado, sua namorada, que depois acabou saindo na Playboy.

Bobo como sou fui até o carrinho de cachorro quente para cumprimenta-lo.Mas nunca acreditaria que ele se lembraria de mim, eis minha surpresa qndo ele sabia sim que eu era e qndo me reconheceu e cumprimentou com um leve abraço. Parecia um amigo que não via a algum tempo, tamanha sua simplicidade.

Acabei entrando na baladinha com ele e sua namorada Playmate,e neus outros amigos..noite inesquecivel..até hoje por causa do doce que tomei na balada me pergunto se era verdade aquilo...ahahahahahahaha....mas era sim, por mais que eu mesmo duvide disso...ahahahahaah...

Fica aqui meu registro sobre essa pessoa tão especial que abandona sua profissao por nao suportar nao conseguir mais lutar contra suas dores e uma lembrança doce de uma pessoa igualmente doce.

Em Floripa, durante muitos anos, haviam espalhados pela cidade toda, estreito, continete, ilha, outdors com a seguinte frase:

Guga, o manezinho que atravessou a poonte.

Um comentário:

Mariah disse...

puts, também fiquei muito emocionada com a imagem que foi veiculada. nem era tão fã do Guga, não acompanhei sua carreira, cruzei com ele em alguns eventos...porém nunca tive nenhum tipo de contato. o que me fez ficar emocionada foi a tristeza na voz do cara. imaginar o que se passava na cabeça de um jovem (não sei quantos anos ele tem, mas sei que é jovem) que dedicou sua vida toda a um propósito e ver sua carreira (talvez o objetivo maior da sua vida) se encerrar assim tão cedo.
triste para caramba.
mariah